Filas para exames de saúde

A fila para exames de saúde é resultado do aumento da procura de cidadãos aos serviços de saúde em comparação ao número de exames fornecidos.

Para uma melhor gestão destes aspectos, a Secretaria Municipal de Saúde – SEMUS de Palmas implantou e vem aprimorando, desde então, sistema informatizado de controle da fila.

A verificação de seu nome na fila de exames de saúde é feita por meio de um sistema online.

Se você não tem acesso à internet ou tem dificuldade em usar o computador, procure sua unidade de saúde.

Para proceder com a consulta online, use o botão abaixo. É recomendável ver como consultar seu nome antes de acessar o sistema.

Como consultar seu nome no sistema

Após você clicar em um dos grupos exibidos acima, você irá entrar no sistema de filas de exames, que terá o seguinte formulário na tela (TODOS OS CAMPOS DO FORMULÁRIO SÃO OPCIONAIS):

No campo abaixo, selecione o subgrupo do grupo (se você não sabe qual é o subgrupo, procure sua unidade de saúde.):

O campo abaixo apenas será desabilitado para selecionar, após a seleção de um subgrupo:

No campo abaixo selecione sua unidade de saúde:

No campo abaixo selecione os status dos seus exames:

No campo abaixo selecione o grau da classificação dos seus exames:

No campo abaixo informe sua data de nascimento:

No campo abaixo informe um período da data da solicitação dos seus exames:

No campo abaixo informe um período da data da autorização dos seus exames:

Depois dos passos acima, clique no botão Filtrar para ver a lista de pacientes na fila, conforme abaixo:

Para encontrar sua posição, tecle CTRL e F ao mesmo tempo. Um campo de busca aparecerá em seu navegador. Digite o número de seu Cartão SUS ou sua data de nascimento com as barras (por exemplo: 10/06/1967) e tecle ENTER.

Entenda o critério de prioridade

Os critérios de prioridade P1, P2 e P3 que aparecem na lista definem a gravidade dos pacientes, dos casos mais urgentes para os menos urgentes. A ordem é definida com base em protocolos clínicos e é feita por um médico regulador. Veja o que significa cada critério:

• P1 – prioridade alta: conduta com pequeno tempo de espera permitido. Deve ser providenciado o agendamento o mais breve possível. Exemplo: suspeita de câncer.
  • P2 – prioridade média: conduta com razoável tempo de espera permitido. Deve ter preferência no agendamento, independente do tempo da solicitação. Só será agendado após agendamento dos P1. Exemplo: investigação diagnóstica de doenças benignas com comprometimento ou sintomatologia importante.
  • P3 – prioridade baixa: deve ser agendado por ordem de tempo após terem sido agendadas todas as solicitações P1 e P2. Exemplo: investigação diagnóstica de doenças benignas sem sintomas importantes.

Nome não aparece na lista

Você não vai achar seu nome por extenso na lista (por exemplo: João da Silva) e sim as iniciais de seu nome (por exemplo: J. S.). Tente verificar a lista novamente para ver se não encontra iniciais junto de sua data de nascimento e do número de seu Cartão SUS.

Caso seu nome não esteja mesmo na lista, veja se ele está na lista de pacientes não localizados ou se está na lista de pacientes aguardando reagendamento, acessíveis nos botões abaixo.

Ao clicar nestes botões, as listas serão abertas em outra tela. Nesta tela, para encontrar sua posição, tecle CTRL e F ao mesmo tempo. Um campo de busca aparecerá em seu navegador. Digite o número de seu Cartão SUS ou sua data de nascimento com as barras (por exemplo: 10/06/1967) e tecle ENTER.

Acessar lista de pacientes não localizados para exames

Acessar lista de pacientes aguardando reagendamento para exames

Se você não localizou seu nome em nenhuma das listas, dirija-se ao posto de saúde de sua região ou que você frequenta para verificar sua situação ou atualizar seus dados.

Dúvidas frequentes

Como vejo a fila de espera para consultas especializadas?
Veja Fila para consultas especializadas em saúde.

Como vejo a fila de espera para cirurgias?
Veja Fila para cirurgias.

Meu procedimento de saúde está muito demorado. O que faço?
Alguns procedimentos de saúde são mais demorados em função da grande quantidade de pacientes.

Procure seu posto de saúde para esclarecimentos e orientações.  Se estiver insatisfeito com a demora, registre uma reclamação.